Access Violation

quinta-feira, junho 22, 2006

Cool!
Hoje encontrei vários posts interessantes que pretendo compartilhar.

O primeiro assunto que encontrei foi a implementação de transações pelo SO (no caso o Windows Vista).
Até onde eu sei o tão falado "Transactional File System" 
havia sido removido desta primeira versão,
mas pelo que entendi do post acima me parece que algum suporte
já foi adicionado! E o melhor, funciona!
Pelo menos os testes simples que realizei.
Hoje de manhã, com mais tempo, procurei melhor sobre o assunto e encontrei o link original. Realmente o Transactional NTFS (ou TxF para os íntimos :) já está presente no Vista Beta 2!

Ao lado você observa o help de um programa de linha de comando que acompanha o Vista Beta 2 chamado Transaction. Como podemos ver temos a opção de iniciar uma nova transação, fazer o "commit" ou cancelar (Rollback) de uma transação em andamento. Uma vez criada a transação, qualquer operação com o sistema de arquivos parece fazer parte desta transação. Podemos observar este comportamento criando uma nova transação e a seguir criar e/ou apagar arquivos. Notamos que estas operações se completam apenas quando finalizamos a transação (Commit).

Na imagem à direita, utilizei o comando "transaction /start" para iniciar uma nova transação; a seuir, criei um novo arquivo (copy con teste.txt), que pode ser observado na imagem abaixo.

Note que no console em que o arquivo foi criado o mesmo é listado normalmente (uma vez que estamos na mesma transação que o criou!).

O próximo passo foi abrir outro console e verificar se o arquivo aparece para o mesmo ou não. Observei que o arquivo não foi listado (mas como parece que o blogger impõe limites de imagens em um post não consigui incluir a imagem :(. amanhã eu tento novamente). De qualquer forma acredite em mim; o arquivo só apareceu no segundo console (e no Windows Explorer e para todos os demais aplicativos que não fazem parte da transação) após a mesma ser finalizada com sucesso (transaction /commit). Outra coisa interessante é que após ter realizado o commit criei uma nova transação e apaguei o arquivo. Antes de fazer o commit novamente carreguei o Windows Explorer e tentei renomear o arquivo; o mesmo gerou um erro informando que o arquivo estava reservado por outra transação!.

Depois encontrei este post! Cool, o Windows Vista (Beta 2) já suporta redimensionamento de partições!


Nesta imagem podemos ver as opções (Expand/Shrink) (na partição ativa :))

Nem precisa perguntar se eu testei ou não ;). A resposta é não! Não quero arriscar perder dados de outras partições (como não tenho um segundo computador para testes instalei o Windows Vista no meu computador onde tenho todos os meus dados mesmo ;)

O último post que incluo fala um pouco sobre o SP1 do Visual Studio 2005 (mais especificamente do compilador C++).





[+/-] mostrar/esconder este post

segunda-feira, junho 19, 2006

Que Linux nada!! :)
Você já viu este SO? Muito interessante.. mesmo não tendo realizado nenhum teste me pareceu bem interessante!

Adriano

[+/-] mostrar/esconder este post