Access Violation

quinta-feira, junho 01, 2006

Vista Beta2
Em um post sobre streams fiz alguns comentários sobre o Windows Vista Build 5365.

Neste post pretendo falar um pouco sobre minhas primeiras impressões sobre o Build 5384, ou seja, o Windows Vista Beta 2, que instalei ontem a noite.



  • Minha primeira frustração foi que o Windows (desde que foi lançado) não respeita dual boot com outros sistemas operacionais que não sejam da própria MS; resutado: bye bye Ubuntu. Na realidade o SO propriamente dito (Ubuntu) não foi apagado (seria um absurdo); o que ocorreu foi que o boot mananger do Vista não reconhece outros SOs, então ele não me da a opção de carregar os mesmos, ou seja, terei que reinstalar um boot manager (no caso o grub).
  • Meu segundo passo foi tentar instalar o AVG (antivirus); para minha surpresa o Vista reclamou e disse que o AVG tem problemas de compatibilidade com esta versão do SO (acredito firmemente que estes problemas serão sanados até o lançamento do Vista); solução? Instalei o Avast.
  • No post anterior comentei que notei alguns comportamentos estranhos; bem, posso dizer que estou muito satisfeito com esta versão. Os problemas citados não se manifestaram mais (pelo menos até agora) :).
  • O Windows Media Player funcionou muito bem
  • O sistema de controle de volume por aplicativos é bastante interessante. É possível controlar o volume indivialmente, ou seja, é possível ouvir som no "talo" sem correr o risco de ter que ouvir aqueles avisos sonoros do Windows (e/ou outros aplicativos) em um volume que incomode.

  • A performance em geral melhou bem
  • O IE não subiu no telhado nenhuma vez :)
  • De qualqer forma ainda observo alguns comportamentos estranhos:

    • Não houve como fazer com que o Vista ocupasse toda a área do meu monitor (mesmo configurando o monitor para ocupar 100% da área nota-se que temos duas margens não utilizadas pelo Vista.
    • Os "commom dialogs" continuam não reconhecendo a sintaxe de streams.

Bom, por enquanto é isso. Se encontrar algo acrescento depois.

Adriano

[+/-] mostrar/esconder este post
Mouse Whell no IDE do VB6
Antes que reclamem, sim, eu entendo que VB6 é uma ótima ferramenta para desenvolvimento de aplicativos GUI (e quando o VB6 apresentar alguma limitação crie um componente COM em C++). A pelo menos 8 anos venho adotando esta linha: GUI => VB, código que necessite de mais recursos/performance/etc, componente COM em C++ e tem funcionado bem (incluse o Joel tem um post bem interessante sobre o assunto).

De qualquer forma, o objetivo deste post é outro.

Sempre senti falta do recurso do mouse whell no IDE do VB6 mas nunca me dei ao trabalho de procurar uma solução; hoje de manhã eu "trombei" com uma solução que pode ser conferida no site da Microsoft.

[+/-] mostrar/esconder este post