Access Violation

terça-feira, julho 25, 2006

SerialWizard for dummies :)

Como comentei no último post, vou descrever melhor as funcionalidades do SerialWizard; abaixo segue um screenshot da tela principal do programa.




Nesta figura podemos observar alguns elementos:

  • Data window.
  • Frames window.
  • Detail window.

os quais descreverei individualmente:

Data Window

Este é a janela mais simples de se entender. A mesma apresenta os dados (em hexadecimal) enviados/recebidos pela porta serial ou dados carregados de um arquivo. Nela podemos selecionar dados, navegar pelos mesmos (com as teclas de navegação) além de realizar buscas (básicas na versão corrente).

Esta janela é dividida em duas "sub-janelas": uma para apresentar os dados em hexadecimal e outra para apresentar os dados como strings. Observe que ao selecionar um (ou mais bytes) em uma destas "sub-janelas" os bytes correspondentes na outra também serão selecionados.

Frames

Esta janela apresenta uma visão mais estruturada dos dados visualizados na janela data; em outras palavras nesta janela temos uma visão dos diversos campos (fields) que compõe um buffer. Este recurso é útil para analizarmos protocolos pois nos permite visualizar mais rapidamente os diversos campos do mesmo.

Para que este recurso esteja habiltiado é necessário que o programa conheça a estrutura do protocolo (saiba fazer parse do protocolo). Em um próximo post veremos como "ensinar" o programa a fazer parse de um protocolo.

Observe que ao selecionarmos um (ou mais) campo(s) (através do checkbox da treeview) os dados correspondentes serão selecionados.

Details

A janela details possui duas tabs: Details e Commands.

A primeira apresenta os dados selecionados em um (ou mais) formato(s) selecionado(s) (levando-se em consideração os respectivos tamanhos dos tipos de dado). Por exemplo se Signed16 estiver marcado e dois ou mais bytes (16 ou mais bits) estiverem selecionados o valor correspondente aos dados selecionados convertidos para um número sinalizado de 16 bits será apresentado.

A segunda tab (commands) é utilizada para enviar dados pela porta serial.


[+/-] mostrar/esconder este post